segunda-feira, 22 de abril de 2013

Descubra os valiosos segredos para preparar um bolo de sucesso


A Vilma sempre diz que o segredo dos seus bolos de sucesso é fazer a massa com atenção e muito carinho! Mas além desse ingrediente especial ela contou pra gente alguma dicas simples para você não errar no preparo e no momento de assar sua massa. 


Massa:

Peneire a farinha! Você incorpora ar entre as partículas de farinha, o que ajuda a deixar o bolo ainda mais fofinho e aerado. 

Acrescente 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo em sua receita de bolo ou pão de ló de chocolate, ele vai dar um sabor especial na sua receita.

Não bate demais sua massa: o glúten na farinha foi hiperdesenvolvido e o ar incorporado enquanto batíamos a manteiga e o açúcar foi eliminado.Bater demais não afeta somente a aparência, mas também no sabor e na textura!

Massas feitas com óleo dispensam o uso de batedeira. Já as elaboradas com manteiga ficam melhores se batidas no utensílio.

Nas receitas de bolo, fundamental é misturar sempre os ingredientes secos numa tigela ou bowl, e os líquidos em outra. O fermento em pó é ativado de duas formas: com o calor ou com líquido. Então, depois que misturar os secos com os úmidos, a massa tem de ser finalizada e levada ao forno em seguida. Isso evita que o bolo encrue ou não cresça.


Assar:

Antes de assar o bolo, preaqueça o forno, de preferência a 180 ºC, temperatura ideal para assar a maior parte das receitas de bolo. Forno frio compromete o crescimento da massa.

Unte a fôrma para bolo com gordura vegetal hidrogenada, ela não deixa casca na hora de desenformar

Asse pelo tempo mínimo especificado antes de abrir o forno.

Quando assar vários bolos simultaneamente, espalhe-os pelas grelhas do forno: não os posicione um sobre o outro.

Se o bolo dourar com muita rapidez, cubra sua superfície com um pedaço de papel-alumínio, deixando-o solto.

Para saber se o bolo está bem assado, faça o teste do palito: enfie um palito no centro do cupcake e retire; se sair limpo, está pronto.


Pronto!

Se ao desenformar o bolo ele permanecer grudado na fôrma, coloque por alguns segundos sobre o fogo, assim a gordura que untou se derrete e ele se solta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário