sábado, 27 de abril de 2013

Ideias para jogos e brincadeiras em festas de aniversários



As brincadeiras nos aniversários animam os convidados e deixam a festa bem mais divertida!Aqui vai algumas dicas. 

A caça ao tesouro de aniversário
O jogo da caça ao tesouro é o jogo de aniversário favorito das crianças. O interessante é criar uma história original e propor que as crianças procurem o esconderijo do tesouro e ajudem a personagem em dificuldades á solucionem a missão. As crianças partem em busca de enigmas escondidos pelo organizador e depois tentam resolvê-los para progredirem no jogo, até chegarem ao fim. É uma boa ideia de jogo para organizar para crianças a partir dos 4 anos de idade. 

A dança da cadeira
Todos conhecem o jogo da dança das cadeira, sobretudo as crianças, que são grandes apreciadoras deste jogo. Este é um jogo muito fácil de organizar numa festa de aniversário. É necessário prever uma fonte de áudio para reproduzir as músicas e cadeiras que são colocadas em círculo, viradas para fora. Comece o jogo com um número de cadeiras igual ao número total de crianças menos uma. Ligue a música e peça para as crianças andarem à volta das cadeiras, sempre no mesmo sentido. Quando colocar a música em pausa, as crianças devem encontrar rapidamente uma cadeira para se sentarem. Quem não encontrar a sua cadeira é eliminado e uma outra cadeira é retirada do jogo. O jogo termina quando já só restar uma única criança.

Descobrir o Enigma
Esse jogo só pode ser feito por crianças maiores, jovens e adultos. É necessário elaborar previamente uma lista de palavras que as pessoas vão ter de desenhar, imitar por gestos ou recortar. Um jogador de cada equipe retirar uma palavra e tentar por meio de gestos, recortando numa folha em branco ou desenhando, mas sempre sem falar, fazer com que os outros da mesma equipe acertem a palavra. Ganha a partida a equipe que conseguir adivinhar o maior número de palavras da sua lista.

Abre os olhos
“Abre os olhos” é um pequeno jogo de aniversário muito simples que pode ser organizado dentro de casa, quando chove. Reúna as crianças e comece a lhes mostrar um primeiro objeto. As crianças saem todas para que possa esconder o objeto num local que seja difícil de encontrar, mas sempre visível. As crianças voltam e inspecionam a divisão apenas com os olhos. Logo que um jogador descobre o local onde se encontra o objeto, ele tem de lhe dizer no ouvido. A última criança é eliminada. De seguida, mostre aos jogadores qualificados um segundo objeto e peça-lhes para saírem. O jogo prossegue até só restar uma única criança em jogo.

O jogo da corrida de sacos
O jogo da corrida de sacos é sempre uma animação divertida numa festa de aniversário. Comece por arranjar sacos grandes, sólidos e resistentes. Trace uma linha de partida e uma linha de chegada. O jogo pode ser jogado sozinho ou em equipes. Para equilibrar todas as crianças, você pode traçar linhas de partida diferentes para cada idade. Os mais velhos podem partir de uma linha de partida situada a vários metros atrás da linha de partida dos mais pequenos. Ao seu sinal, os jogadores lançam-se para a linha de chegada. Ganha o jogo quem transpuser a linha de chegada em primeiro lugar.

Confusão de sapatos
Traçam-se 2 linhas paralelas  a uma distancia de 10m. Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes. Atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados. Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida. O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário