segunda-feira, 20 de maio de 2013

Especialistas ensinam o guia do brigadeiro perfeito




Quem não gosta de um bom brigadeiro? Esse docinho, tipicamente brasileiro, é presença obrigatória em toda festa que se preze e precisa ser feito com carinho. A doceira Juliana Motter, que comanda o ateliê Maria Brigadeiro, em São Paulo, e é autora do “Livro do Brigadeiro”, da Panda Books, dá dicas que vão te ajudar a fazer um brigadeiro perfeito e arrancar elogios de seus convidados.

Utilize raspas de chocolate em vez do granulado

Dicas para um bom brigadeiro
  • Escolha bons ingredientes. “Experimente o chocolate em pó e os demais ingredientes separadamente. Quanto mais saborosos eles forem, melhor será o sabor final do brigadeiro”, explica Juliana.
  • Segundo a doceira, preparar o doce em uma panela de fundo grosso evita que o brigadeiro queime, pois o calor é distribuído mais uniformemente.
  • Mantenha a chama na temperatura mínima.
  • Mexa o brigadeiro sem parar. Isso evita que se formem aqueles aquelas “bolinhas” que prejudicam a textura.
  • Quer deixar seu brigadeiro ainda mais gostoso? Adicione ingredientes novos à receita, como castanhas, licores ou pedaços de frutas.
  • Não use granulado artificial. “Ele estraga o sabor do brigadeiro, por melhor que seja a massa. Substitua por lascas de chocolate puro”, ensina Juliana.
  • Se sobrar brigadeiro da festa, congele. O ideal é colocar em um tabuleiro, sem a forminha, e cobrir com bastante filme plástico. Retire do congelador uma hora antes de servir e espere descongelar completamente antes de colocar os doces nas forminhas de papel.
Como salvar o doce que desandou

O brigadeiro grudou na panela?
Não precisa jogar fora. Sirva como balas de brigadeiro.

O brigadeiro empelotou?
Retire do fogo e bata vigorosamente com um fouet (batedor de arame) até a massa voltar ao normal. Depois, leve novamente ao fogo.

Grudou na panela? Sirva como balas de brigadeiro

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário