quarta-feira, 5 de junho de 2013

Como escolher as músicas para a cerimônia de casamento


Música marca muitas fases da vida, não é mesmo? Com as músicas para casamento o sentimento não será diferente, os noivos sempre irão lembrar daquele som que tocou no dia especial de ambos. Deste modo, para fazer a escolha das músicas para a cerimônia de casamento, é importante que os dois estejam juntos. Nessa hora vale escolher músicas clássicas e tradicionais, como aquelas que marcaram a história do casal desde o começo.

Antes de tudo, esteja atento ao local da cerimônia. Se for realizada na igreja, veja as regras e restrições, pois algumas não aceitam músicas que fujam do estilo sacro – principalmente na igreja católica, essa questão costuma ser tratada com muito rigor, por isso, apresentar ao padre as músicas selecionadas, com antecedência, é muito importante. É claro que nem todas as igrejas católicas seguem a risca todas as recomendações, depende muito do celebrante. Já as igrejas evangélicas, costumam ser mais maleáveis, porém, nunca é demais procurar a orientação do pastor responsável pela cerimônia.


Para os casamentos realizados ao ar livre o casal também deve ter alguns cuidados na hora de listar as músicas que tocarão durante a cerimônia. Se for na praia ou no campo, o set list precisa ser mais agitado. E não se esqueça de analisar as letras das músicas principais, inclusive se forem em outra língua. Muitas vezes escolhemos o som por ser bonito, mas a letra não condiz.

Música para a entrada do noivo

O noivo deve sentir-se confortável e feliz com a escolha, então, é bacana que ele mesmo possa selecionar a música que preferir. Muitas vezes a música que toca para o noivo, também é a de entrada para os pais e padrinhos, nesse caso deem preferência a sons emocionantes. Se a opção foi por banda durante a cerimônia, uma ótima opção é escolher uma música que emocione, também, por sua letra mais profunda e que diga algo a respeito sobre a história do casal.

Música para a entrada das Daminhas e dos pajens

Para a entrada das crianças escolham músicas com temas infantis. Trilhas de filmes é uma boa pedida. Os mais populares são Rei Leão, Cinderela e A Bela e a Fera. Essa opção por músicas do universo infantil é algo ainda muito novo, por isso, se você optar por uma entrada como essa das daminhas e pajens, com certeza, muitos comentários positivos sobre essa escolha serão feitos entre os convidados, e, certamente, seu casamento servirá de exemplo para outras cerimônias que acontecerão na sequência entre o seu ciclo de convivência.

Música para a entrada da noiva

Momento mais esperado da cerimônia. A entrada da noiva é sempre muito emocionante e, por este motivo, a marcha nupcial continua sendo a mais pedida. Sendo tocada no piano, no violino, na guitarra ou no sax, está no topo das músicas que mais tocam o coração. Porém, apesar da tradição, a marcha nupcial nem sempre é a opção preferida das noivas, principalmente entre aquelas mulheres que se intitulam como mais “modernas”. Está cada vez mais comum casamentos onde a noiva entra, assim como o noivo, com uma música que representa algo da história do casal. É uma escolha que pode emocionar muito, assim como a marcha nupcial. Veja o vídeo abaixo com a marcha nupcial completa:

Música para a Benção das alianças

Para as alianças, a mais escolhida é Ave Maria. É importante que esta música passe boas vibrações e muitas bênçãos ao casal. É claro que essa não será uma opção para os casais de outras religiões que não sejam a Católica, por isso, a escolha da música para a benção das alianças pode seguir a mesma linha da entrada na igreja, sendo uma música mais representativa para o casal. E para a execução, que tal optar, apenas, por ela tocada, e não cantada? Pode ser um charme só!

Música para a Saída

A saída pede tudo o que o momento quer passar: muita felicidade, muita realização e muita emoção! Junte todos os ingredientes de um casamento feliz e jogue em letras e melodias, garante muitas lágrimas. Como em todas as outras escolhas de músicas para a cerimônia de casamento, optar por aquela canção que faz o casal se lembrar dos melhores momentos da vida a dois, até então, pode ser a melhor opção!

Agora com tantas dicas sobre as músicas para a cerimônia do seu casamento, o casal conseguirá acertar, em cheio, nas escolhas. Faça desse momento ainda mais inesquecível optando pelas músicas mais representativas para a vida do casal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário