segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dicas de cozinha para doces e frutas Parte II


Segunda-feira passada postamos algumas dicas para utilizar frutas em doces (clique aqui). Vamos para a segunda parte?
  1. Os melões ficarão mais saborosos se forem servidos bem gelados. Por isso, deixe os melões na geladeira durante dois dias antes de servir.
  2. Corte as maçãs ao meio, retire o centro e as sementes. Coloque numa panela e cubra com água. Depois de 10 minutos, as cascas estarão soltas, podendo ser removidas facilmente com a ponta de uma faca.
  3. Cozinhe cascas de maçãs com alguns cravos-da-índia, pedaços de canela em pau e uma colher de mel. Depois bata no liquidificador. Você terá um delicioso molho para cobrir pudins e panquecas.
  4. Quando você cortar um limão e não usar uma das partes, guarde na geladeira a parte cortada virada para baixo. Assim, o limão se conservará por mais tempo.
  5. Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.
  6. A banana na salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar refinado.
  7. Para o mamão amadurecer mais rápido, faça riscos com uma faca em volta da fruta no sentido do comprimento e embrulhe com um jornal.
  8. O bolo de chocolate não ficará ressecado se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de cafá bem forte.
  9. O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicabornato de sódio.
  10. Antes de passar o glacê, polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo. Assim, o glacê não cai.
  11. Para enfeitar um bolo simples, sem cobertura, coloque uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante açúcar de confeiteiro. Retire a toalha com cuidado para ficar o desenho.
  12. Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas grudam no rolo. Para que isso não aconteça, basta você colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.
  13. Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma forma com água na prateleira superior do forno.
  14. Se ao desenformar o bolo ele estiver grudado, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará do fundo da forma.
  15. Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.
Gostaram? Nos vemos na próxima segunda. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário