quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ervas, pimentas e temperos essenciais para a sua cozinha


Com a capacidade de acentuar ou modificar o sabor dos ingredientes, os temperos desempenham um papel muito importante na culinária. Eles tornam os alimentos mais apetitosos, aumentando a secreção salivar e auxiliando o trabalho do estômago.

Alecrim
Conhecido como rosmaninho ou rosmarinho, é um aromatizante para aves, cordeiros, cabritos e peixes, em seus vários preparos - assados, grelhados ou cozidos. Também realça o sabor do molho de tomate, de vinagres e manteigas, croquetes de carne e legumes, sopas de galinha e peixe. No preparo do churrasco, pode-se colocar um raminho na churrasqueira para perfumar as carnes. Combinado com Fondor Maggi, o alecrim tempera massas, molhos de saladas, aves e peixes. E fica delicioso com Gril Maggi, nas carnes vermelhas, em ensopados e assados.


Endro ou Dill
Está presente em muitos pratos alemães e nórdicos. Com seu sabor suave, combina perfeitamente com Fondor Maggi para temperar peixes como o salmão e o badejo. Também é usado em queijos frescos e cremosos, nas receitas com iogurte, em omeletes, saladas de batata, pepinos, em picles e sanduíches. Como suas folhas são frágeis, deve ser colocado no final do preparo.

Hortelã
Com seu sabor e cheirinho refrescante, a hortelã marca presença principalmente na cozinha do oriente médio. Suas folhas são usadas para chá, em ensopados, molhos e saladas. Sempre que possível, opte por usar as folhas frescas. Tempere as carnes de carneiro, lombo ou vitela com Gril Maggi e no final, adicione as folhas de hortelã para incrementar o sabor e o perfume dos pratos. Para preparações leves como sanduíches e saladas como tabule, de pepino ou de grão-de-bico, use Fondor Maggi e a hortelã.


Manjericão
Originário da Índia, o manjericão conquistou a Europa, onde tem lugar garantido principalmente na cozinha italiana, no tempero de saladas, massas, omeletes e dando um sabor especial ao molho do tomate. É tambem a base do pesto, delicioso molho genovês. Suas folhas, muito delicadas, não suportam cozimento. Em geral, são colocadas no final do preparo ou no momento de servir o prato. Seu aroma perfumado e característico combina perfeitamente com Fondor Maggi no tempero de massas, molhos e pates.


Sálvia
Originária da região do Mediterrâneo, a sálvia marca presença em muitos pratos da cozinha francesa. É ótimo tempero para as carnes com sabor mais pronunciado como porco, vitela, coelho, pato e alguns tipos de peixes. Faz par perfeito com o alho e, combinado com Gril Maggi, é ótimo para marinar essas carnes.


Dedo-de-moça ou chifre-de-veado
Este fruto vermelho, grande e comprido (cerca de 7 ,5 cm), tem a ponta levemente encurvada. Seu sabor picante mais suave, é ideal para pratos ensopados. Faz um delicioso par com Fondor Maggi no tempero de moquecas, caldeiradas, pirão de peixe, frangos e molho vinagrete.


Malagueta
O fruto é menor e também vermelho, quando maduro. Tem em média 3,5 cm de comprimento por 0,5 cm de largura. A malagueta é usada fresca ou seca, principalmente em molhos e na vinha d'alhos de carnes. Picante e com um sabor mais acentuado do que a dedo-de-moça, combina muito bem com Gril Maggi no tempero de carnes vermelhas como costela, cupim e pernil e com os molhos que as acompanham.

Fonte: Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário