segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Elegante! Saiba usar guardanapo de tecido


Muitas vezes temos guardanapos de tecido guardados há milênios por não saber a hora certa de utilizar. Nossa dica é sempre que se desejar qualificar o serviço para convidados opta-se pelo guardanapo de tecido. Abaixo algumas dicas importantes:

O guardanapo de papel pode ser usado dentro do de tecido, poupando o primeiro das manchas de batom, de vinho tinto e de alimentos. Outra vantagem é de o papel emprestar maior volume ao tecido. Antes de colocar os lábios na borda do copo deve-se pressioná-los no guardanapo para não ficarem nódoas.  

Guardanapos na mesa adquirem realce, apresentados em argolas de prata, flores de tecido, fitas, argolas de palha ou esmaltadas. Apresentar uma mesa de almoço ou de jantar com guardanapos que preencham sua função com charme é valorizar os convidados.  


O guardanapo é colocado em cima do prato ou à esquerda. A primeira providência ao sentar à mesa é desdobrá-lo e colocá-lo no colo. Para não cair, especialmente se o tecido estiver engomado, deixa-se as duas dobras. Num restaurante, sempre que o guardanapo cair no chão pede-se ao garçom para substituí-lo.

Ao levantar em meio à refeição não deixar o guardanapo na cadeira, mas sim na mesa, à esquerda do prato, e não dobrado. Ao retornar à mesa ele volta para o colo.  


Concluída a refeição, deixe o guardanapo na mesa, também sem dobrá-lo. Tudo tem razão de ser: não se deixa o guardanapo na cadeira, onde a gente se sentou; nem ele fica dobrado no final da refeição, prevenindo que seja reaproveitado sem lavar.

Quando se come um alimento com as mãos - ostras, por exemplo - se houver lavanda (tigela com água morna) lavam-se as pontas dos dedos nessa tigela na mesa e enxuga-se a mão com o guardanapo; sem lavanda, limpam-se as mãos no próprio.

Via ZeroHora

Nenhum comentário:

Postar um comentário