quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Melhora o sabor do seu café. Confira


É recente, ainda, a disponibilidade de bons cafés, nos mercados, e a venda via internet. As diferentes marcas e instrumentos de preparo estão pouco explorados pelo consumidor médio. Há diversas possibilidades do preparo caseiro. Mas qual o mais prático e que proporciona uma bebida mais saborosa, ou a de melhor custo benefício?

Para a maneira mais simples, a filtragem, temos o filtro de tecido, mais rústico e antigo, e o de papel - o popular coador. Por sinal, curiosamente, a filtragem não é tão antiga quanto pode parecer. Ela demorou um bom tempo para ser aperfeiçoada e usada em massa.


O de tecido, é ainda bastante usado em lugares como o interior do Brasil, mas seu uso em casa, não é prático.O café vai ficar com o gosto comprometido devido a lavagem após o uso e marcará aquele gosto de café velho.

Com o filtro de papel, isso já não acontece, ainda que seja recomendável despejar um pouco d’água nele antes de colocar o pó de café, evitando um leve gosto de papel na bebida. O coador de tecido demanda muito mais trabalho, acaba sendo mais custoso, e a bebida resultante não é boa. Pode ser usado sem muitos problemas, com cafés tradicionais, de baixa qualidade, que acabam tendo um gosto muito amargo e agudo, o que sobrepõe o gosto impregnado no tecido.


Para o dia-a-dia, o coador de papel se destaca pela praticidade. É com ele que se prepara café em menos tempo e com menos trabalho. Mas é também essa maneira, que menos nos deixa apreciar todas as qualidades dos bons cafés. Os óleos do café ficam completamente retidos no filtro, o que significa uma bebida sem nenhum creme e bastante rala.

Saiba como extrair o melhor de um café de coador! 
Para isso, alguns cuidados são necessário. Mas nada que tome muito tempo e não possa ser automatizado facilmente. Confira o modo de preparo para um café ideal:

  1. Não ferva a água. Assim que as primeiras bolhinhas de ebulição começarem a aparecer, desligue o fogo.
  2. A garrafa térmica deve ser deixada em descanso, com água, de um dia para o outro. Ou seja, sempre que terminar de usá-la, encha-a de água e deixe-a assim até usá-la novamente. Caso já não tenha feito isso, lave a cápsula térmica com água quente (não precisa ser fervente) em abundância. 
  3. Rescalde a garrafa com um pouco de água quente imediatamente antes de usá-la. 
  4. Rescalde também as xícaras. Em dias frios, rescalde também os pires.
  5. Não adoce o café na garrafa em hipótese alguma. Tampouco adoce muito o café. Uma colher de café de açúcar refinado é suficiente para uma xícara – acredite. Mesmo se no início for um choque, verá que o café fica melhor sem os quilos de açúcar que muitos entornam na bebida. Mais que isso já sobrepõe completamente o sabor do café e você estará tomando açúcar caramelado.
  6. Despeje a água vagarosamente, em círculos, de fora para dentro. 
  7. Observe a velocidade de escoamento e vá dosando o fio de água de acordo com ela, constantemente, até que se acabe.
  8. Sirva imediatamente após o fim da filtragem.
Dica: a moagem indicada para coador é fina, mas se quiser menos cafeína, use uma moagem um pouco mais grossa, pois a cafeína é hidrossolúvel. Quando mais rapidamente passa pelo pó, menos cafeína a água extrai do café. Se a “matéria prima” for boa, o café será saboroso mesmo mais “fraco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário