quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Use a iluminação correta para sua cozinha


É bastante habitual prestar muita atenção a todos os aspetos da cozinha, mas muita gente esquece da importância que iluminação tem neste ambiente.Uma iluminação correta pode dar um grande empurrão à decoração da cozinha e uma enganada pode ser uma desvantagem para ela.

A iluminação transforma
Como dissemos, a iluminação da cozinha é essencial na decoração. A luz, por regra geral, tem a capacidade de transformar os ambientes e de fazer com que tudo pareça maior e mais brilhante. E essa sensação é muito importante na cozinha. Quando se trata de criar e de iluminar uma cozinha, a primeira coisa que temos que fazer é planificar em antemão cada uma das etapas do design. Pensar na localização dos focos de luz e na intensidade destes é algo tão importante como a escolha do chão ou da cor e estilo dos móveis. 


Luzes diferentes para cada zona da cozinha
A cozinha se divide em três zonas principais: a zona de lavagem, a zona de culinária e a zona de armazenamento. A zona das três que deve estar melhor iluminada é a zona de culinária, pois é nela onde cozinhamos e onde temos de estar mais atentos. Esta zona é onde é mais importante que seja iluminada com luz direta. A zona de armazenamento é onde colocamos a geladeira, o congelador, etc. Esta zona é importante porque temos que podem ver bem todos os produtos armazenados, mas não é necessário que a luz seja excessiva. Utiliza pequenos focos de luz nos pontos mais quentes, mas não é necessário que toda a luz seja direta. A zona de lavagem é a que menos luz direta necessita. Nesta zona está localizado o lava-louça, a máquina da louça, o lixo, a máquina de lavar roupa, etc. Esta zona pode ser iluminada perfeitamente com luz indireta.


Regula os pontos de luz
Na cozinha também é importante ter a luz direta e luz indireta. O melhor é que os diferentes pontos de luz estejam dispostos para acender uns e outros, dependendo das necessidades pontuais ou da luz natural que recebamos do exterior. Confira algumas cozinhas com iluminações estratégicas e se inspire:













Nenhum comentário:

Postar um comentário