quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Temperos essenciais para a sua saúde e o melhor sabor


1- CURRY (ajuda na imunidade)

É uma mistura de diversas ervas, sendo bastante variável a sua composição, porém a receita mais comum de preparo desse tempêro leva: cardomomo, semente de erva doce, feno grego, noz moscada, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro, curcuma (responsável pela cor amarela caracteristica do Curry) e pimentas preta, vermelha e dedo de moça.

Benefícios: reforça o sistema imunológico, ajuda a previnir Parkinson e Alzheimer, reduz mutações celulares que provocam câncer, evita inflamações no intestino, doenças de gengiva e afasta a artrite.
Consumo diário: uma colher de sopa de Curry.



2- ALHO (coração forte)

Benefícios: diminui os riscos de infecções virais e bacteriana ( a ingestão de apenas um dente de alho por dia reduz pela metade a possibilidade de contágio por microorganismos). Combate a Campylobacter, bactéria que contamina alimentos provocando febre e diarréia. Ajuda o coração e a circulação sanguínea. Auxilia o tratamento de Hipertensão arterial leve reduzindo o colesterol ruim LDL. Reduz risco de infarto do miocárdio. Quando consumido cru possui enzimas que diminuim toxinas do corpo.
Consumo diário: um dente ou uma colher de café de alho moído.


3- ALECRIM (menos absorção de gorduras)


Benefícios: fortalece o organismo contra gripes e resfriados, também serve para combater os sintomas dessas doenças. Diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Possui ação anti-inflamatória. Aumenta o fluxo sanguíneo, que no cérebro leva à melhora do raciocínio e concentração. O ideal é usá-lo fresco em vez de seco pois assim a concentração dos seus princípios é bem maior. Adicionado ao sal ele reduz a absorção do Sódio.
Consumo diário: uma colher de sobremesa.
Curiosidade: o alecrim quando colocado na decoração e nos presentes de casamento atrai sorte!


4- ORÉGANO (sem câncer)



Benefícios: ajuda evitar Câncer de Próstata, possui uma substância, o carvacol, que induz ao suicídio das células que podem evoluir para câncer. É anti-oxidante, bactericida e anti-inflamatório.
Consumo diário: uma colher de café.



5-  GENGIBRE (metabolismo acelerado)


Benefícios: Usado há mais de cinco mil anos. desconforto gastrointestinal, especialmente contra náuseas e vômitos. Anti-oxidante e anti-inflamatório. Oferece proteção contra alguns tipos de câncer, em especial o colorretal. Tem ação bactericida e aumenta a imunidade. Acelera o metabolismo auxiliando na redução da gordura localizada. Controla ansiedade e prolonga a sensação de saciedade.
Consumo diário: um pedaço pequeno ( mais ou menos 5 gramas ou duas colheres de chá de gengibre ralado. Pode ser usado para fazer chá com duas fatias pequenas para uma xícara de água).




6- PIMENTA (perda de peso)


Benefícios: tem fibras que abaixam o nível de colesterol ruim. São termogênicas, ou seja, aumentam o gasto calórico do corpo. Possuem Piperina, substância que reduz a ação de genes formadores de gordura.
Consumo diário: uma colher de café.



7- MANJERICÃO (garganta saudável)


Benefícios: o uso regular na comida ajuda a inibir o crescimento de células cancerígenas. Possui flavonóides que protegem o corpo da ação de radicais livres e dão força a o sistema imunológico. Ajuda na azia, aftas e dor de garganta.
Consumo diário: dez folhas ou duas colheres de chá de manjericão seco.




8- AÇAFRÃO (maturidade saudável)


Benefícios: Uma pequena pitada de açafrão por dia ajuda a diminuir sintomas da depressão. Diminui o risco de Diabetes tipo 2. Ajuda a inibir a proliferação de células cancerosas. Protege o DNA e previne envelhecimento precoce.
Consumo diário: uma colher de sopa de açafrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário