segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dicas para preparar doces com frutas


1. Rale o coco, coloque num saquinho plástico e guarde no congelador. Assim, o coco ficará fresquinho por vários dias. Quando você quiser usar, basta descongelar.

2. Para deixar mais solto o coco ralado que estava guardado na geladeira, coloque-o numa peneira sobre o vapor de água fervente com a vasilha fora do fogo.

3. A água de coco é excelente no preparo de arroz ou de carne assada.

4. Se você fizer doces com coco que levem calda de açúcar, aproveite a própria água do fruto para fazer a calda.

5. Coloque o coco inteiro dentro do forno ou sobre o fogo. Assim, a casca sairá com facilidade.

6. Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada.

7. Lave os morangos sempre antes de tirar os talinhos, para que não percam o suco (e também para que não fiquem aguados).

8. Coloque os morangos durante alguns minutos numa solução de água e vinagre. Assim, eles ficarão limpos e com uma aparência mais saudável.

9. Polvilhe as passas com farinha de trigo antes de colocar na massa do bolo. Assim, elas não ficarão concentradas no fundo da forma.

10. Deixe as passas numa peneira sobre o vapor da água fervente por cinco minutos. Elas ficarão mais macias e saborosas.

11. Deixe as nozes  por uma noite inteira dentro do congelador. Quebre enquanto elas ainda estiverem geladas. Assim, as nozes sairão inteiras das cascas.

12. Coloque os pinhões num recipiente com água e deixe ferver. Escorra, coloque água fria e deixe cozinhar. Não coloque sal, senão os pinhões endurecem. Depois de quarenta minutos, eles estarão cozidos e abertos.

13. Para fazer doce, deixe as laranjas mergulhadas em água quente durante cinco minutos antes de descascar. Assim, a pele branca sairá facilmente junto com a casca.

14. Para que o caqui amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um jornal.

15. O melão, quando cortado, absorve odores de outros alimentos. Para que isso não aconteça, envolva-o em papel de alumínio e guarde em recipiente de plástico na geladeira.

16. Os melões ficarão mais saborosos se forem servidos bem gelados. Por isso, deixe os melões na geladeira durante dois dias antes de servir.

17. Corte as maçãs ao meio, retire o centro e as sementes. Coloque numa panela e cubra com água. Depois de 10 minutos, as cascas estarão soltas, podendo ser removidas facilmente com a ponta de uma faca.

18. Cozinhe cascas de maçãs com alguns cravos-da-índia, pedaços de canela em pau e uma colher de mel. Depois bata no liquidificador. Você terá um delicioso molho para cobrir pudins e panquecas.

19. Quando você cortar um limão e não usar uma das partes, guarde na geladeira a parte cortada virada para baixo. Assim, o limão se conservará por mais tempo.

20. Quando você ralar a casca de um limão, nunca chegue até a parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o doce.

21. A banana na salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar refinado.

22. Para o mamão amadurecer mais rápido, faça riscos com uma faca em volta da fruta no sentido do comprimento e embrulhe com um jornal.

23. O bolo de chocolate não ficará ressecado se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de cafá bem forte.

24. O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicabornato de sódio.

25. Antes de passar o glacê, polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo. Assim, o glacê não cai.

26. Para enfeitar um bolo simples, sem cobertura, coloque uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante açúcar de confeiteiro. Retire a toalha com cuidado para ficar o desenho.

27. Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas grudam no rolo. Para que isso não aconteça, basta você colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.

28. Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma forma com água na prateleira superior do forno.

29. Se ao desenformar o bolo ele estiver grudado, coloque a forma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará do fundo da forma.

30. Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.

31. Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.

32. Para conservar bolos e biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.

33. Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa.

34. A massa da torta não ficará estufada se você furar com um garfo toda a superfície e as bordas, quando ela estiver na assadeira. (Isso antes de levar ao forno).

35. Quando as tortas e bolos dourarem demais no forno, antes de estarem completamente cozidos, cubra com papel impermeável e deixe que acabem de assar. Assim você evitará que fiquem muito tostados.

36. Se você quiser que a torta de frutas fique uma crosta crocante com gosto de nozes, salpique germe de trigo sobre a torta dez minutos antes de tirá-la do forno.

37. Para cortar uma torta coberta com suspiro, use uma faca untada. Assim, o suspiro não esfarelará e as fatias ficarão com uma aparência mais bonita.

38. Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.

39. Quando for fazer doce de pera em calda, não descasque as frutas com faca. Jogue água fervente em cima que a casca sairá com facilidade.

40. Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundos. Ele ficará finíssimo.

41. Os cremes e pudins de pacote (industrializados) não ficarão com aquela casquinha indesejável se você polvilhar açúcar depois de prontos.

42. Se o brigadeiro passar do ponto, adicione um copo de leite e deixe apurar novamente.

43. A casca de figos verdes sairá com facilidade se você fizer neles um pequeno corte com faca , ferver por 10 minutos e, depois, escorrer e deixar por dois dias no congelador, dentro de uma vasilha aberta. Depois disso, é só esfregar a fruta nas mãos até sair toda a casca.

44. Antes de cortar merengues, mergulhe a faca em água fervente.

45. Para que os suspiros fiquem bem sequinhos, deixe a porta do forno entreaberta, usando para isso uma caixinha de fósforos vazia, o cabo de uma colher de pau ou um pano.

46. Quando os suspiros já estiverem assados, não os tire imediatamente da assadeira. Deixe que eles esfriem um pouco. Assim, não se quebrarão.

47. Para que o sagu endureça mais rápido, não acrescente o suco ou o vinho já adoçado antes do cozimento. Deixe o sagu cozinhar primeiro e depois coloque o açúcar.

48. o doce de banana ficará dourado se você adicionar uma calda de açúcar queimado com meio limão espremido.

49. Para tirar o gosto amargo do doce de cidra, rale a fruta e misture um pouco de sal. Deixe por dez minutos e depois enxague.

50. Se a massa de sorvete não quiser pegar o ponto, retire-a do congelador e bata no liquidificador. Depois, leve-a ao congelador novamente.

51. Quando você fizer doce de pêssego, não descasque as frutas com faca. Leve os pêssegos ao fogo numa panela funda com água. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque uma colher das de sopa de sal de amoníaco sobre os pêssegos. Deixe ferver rapidamente. Retire as frutas com uma escumadeira, passe em água fria e esfregue entre as mãos, até sair toda a casca.

52. Ao cozinhar qualquer doce, coloque um pires emborcado no fundo da panela. Assim, o doce não derramará.

53. Quando uma receita pedir gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.

54. Para aumentar uma calda de açúcar, nunca coloque mais açúcar diretamente na calda. Antes, dissolva o açúcar que vai ser adicionado num copo com um pouco de água.

55. O açúcar cristal é melhor que o açúcar refinado para fazer caldas e caramelizar formas. Ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escurece tanto quanto o açúcar refinado.

56. Quando você fizer uma calda de açúcar e ela apresentar algumas impurezas, pingue um pouquinho de leite para a sujeira ficar aglomerada. Depois, retire com uma escumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces.

57. Quando você fizer calda de açúcar, pingue algumas gotas de limão ou acrescente uma colherinha de manteiga. Assim a calda não açucara.

58. Coloque uma ameixa ou algumas bolachas salgadas, ou ainda frutas secas, dentro do recipiente em que você guarda o açúcar. Assim ele não empedra.

59. Como o açúcar mascavo é granulado, tome cuidado na hora de medir: comprima o açúcar dentro da medida que você estiver usando.

60. Para deixar o suflê doce com uma leve camada crocante, unte a forma e polvilhe açúcar antes de por a massa do suflê. Dessa maneira, o suflê também desenforma mais fácil.

Via Vivendo e Aprendendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário