quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sobremesas de maçã reduzem o colesterol


Ela concentra grande quantidade de quercetina, uma substância que favorece o equilíbrio de colesterol. Pra completar fornece outros compostos que agem em prol do coração, caso da pectina que, adivinhe, também atua na redução da tal gordura perigosa, e do potássio, um mineral famoso por seu papel no controle da pressão arterial.

Confira a seguir 3 delícias que levam o ingrediente. Bom apetite!

Mousse de maçã com iogurte e mel

Ingredientes:

Suco de 1 limão
3 maçãs firmes e grandes, descascadas e cortadas em cubos
1 copo de suco de maçã
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 xícara de chá de creme de leite light
1 copo de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de mel
2 claras
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Jogue o suco de limão sobre os pedaços de maçã para que não escureçam e reserve. Amoleça a gelatina em pó em um copo com dois dedos de água. Aqueça o suco de maçã em uma panela até que comece a ferver. Retire-o do fogo e dissolva a gelatina já amolecida, mexendo bem. No liquidificador, bata essa mistura com o creme de leite, o iogurte e o mel e, em seguida, derrame tudo em uma tigela com os pedaços de maçã. Bata as claras em ponto de neve firme com a pitada de sal. Misture-as delicadamente, com a ajuda de uma colher, ao restante. Se desejar, distribua a receita em taças individuais, tomando o cuidado de não deixar pedaços de maçã demais em uma porção e quase nada em outra. Leve à geladeira por duas horas.

Frutas com creme de maçã

Ingredientes

4 maçãs vermelhas, sem casca e sem sementes, picadas
1/2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de creme de leite light
2 colheres de sopa de açúcar
2 xícaras de chá de frutas de sua preferência picadas (banana, kiwi, pera, uva e morango, por exemplo)

Modo de preparo

Cozinhe os pedaços de maçã na água até que fiquem macios. Espere amornar. No liquidificador, bata a maçã, o creme de leite e o açúcar. Divida as frutas, bem misturadas, em taças individuais e cubra-as com o creme de maçã. Leve à geladeira por meia hora antes de servir.

Maçãs assadas de gala

Ingredientes

1 xícara de chá de suco de laranja natural
2 paus de canela
½ xícara de chá de açúcar
4 maçãs verdes grandes bem lavadas
3 colheres de sopa de geleia de damasco
2 colheres de sopa de uva passa
2 colheres de sopa de nozes ou de castanha-do-pará moídas
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Numa panela, ferva o suco de laranja com a canela e o açúcar até formar uma calda. Reserve. Com a ajuda de uma faca afiada, corte uma tampa de cada maçã, retirando cuidadosamente as sementes e parte do miolo, mas sem perfurar o fundo da fruta. Forre cada cavidade com um pouco da geleia de damasco. Misture a uva passa e as nozes ou a castanha e acabe de rechear as maçãs. Jogue a calda de laranja por cima e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos. Retire, polvilhe a superfície com um pouco de canela e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário