segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Utensílios essenciais para se tornar um confeiteiro


Check-list essencial


1 – Formas de metal: sejam as assadeiras comuns para bolo ou as com cavidades, sem elas não existem bolos. Para cupcakes, se você colocar a massa nas forminhas de papel sem a de metal, elas vão espalhar e perder a forma redondinha. A minha é da Meister, que é antiaderente, mas outras marcas também vendem. Quando for comprar e achar uma “muffin pan”, é a mesma coisa, só mudou o nome.
2 – Xícaras de medidas: existem de todos os modelos e materiais. É muito importante tê-las, pois nem sempre sua xícara de chá comum tem exatamente o que as receitas pedem. Tente achar uma com medidas de 1 xícara até 1/5 de xícara.

3 – Colheres de medidas: o mesmo para elas. Compre as que possuem medidas de 1 colher de sopa até 1/4 de colher de chá.

4 – Batedeira (de mão ou fixa): o ideal é comprar uma de mão que pode ser acoplada a uma base, com tigela giratória. Eu recomendo adquirir uma KitchenAid. Implore de Natal pra família toda fazer uma vaquinha, vale muito a pena!

5 – Sacos de confeitar: descartáveis ou de tecido emborrachado que você pode lavar com água quente depois.

6 – Bicos de confeitar: são muitos e de várias marcas. Os mais famosos são da Wilton. Sem eles, não podemos fazer as voltinhas lindas das coberturas.

7 – Forminhas de papel: até dá pra fazer sem, mas fica bem mais bonito com elas. No Brasil, a excelente Mago vende de várias cores e estampas.

8 – Balança: muitas receitas podem ser feitas sem ela, mas é bem mais garantido que seu bolo dará certo quando você pode pesar os ingredientes. Existem algumas bem baratas e outras caríssimas, mas eu recomendo que seja sempre com marcador digital.

Check-list secundário



1 – Espátulas: de silicone – para misturar as massas e aproveitar ao máximo a receita – e de metal – para decorar.


2 – Termômetro de doces: algumas receitas são impossíveis sem ele, pois precisam que uma calda chegue até certa temperatura ou algo parecido. Existem termômetros líquidos – parecidos com os que medimos nossa febre – e também a laser, como o meu.


3 – Colher para sorvete: o segredo dos chefs de cupcakes é usar o pegador para dividir a massa igualmente entre as forminhas. Também evita muita da sujeira na cozinha.



4 – Grade: ajuda a resfriar os cupcakes e bolos mais rápido e de maneira mais uniforme. Se não tiver uma, a grade do seu forno funciona perfeitamente.



5 – Bailarina: para decoração de bolos, principalmente, ela é importantíssima. Você o coloca em cima e o suporte gira na base, como uma bailarina.



6 – Batedor de ovos: dependendo da receita, ao invés de uma batedeira, dá perfeitamente para usá-lo e ainda fazer uns exercícios. Quem disse que não se malha na cozinha?



No geral, esses são os utensílios mais usados para fazer cupcakes e bolos. Aqueles listados como secundários podem ser substituídos sem muito prejuízo por algo que você tem na sua cozinha – exemplo: colheres no lugar de espátulas e do pegador de sorvete.


via Cupcakeando

Nenhum comentário:

Postar um comentário