segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dicas infalíveis para o bolo perfeito



Aprender a preparar a massa é essencial para que sua receita dê certo, mas alguns truques podem facilitar muito a sua vida. Descubra como deixar a massa fofa, o bolo alto e bem macio!



Aqueça o forno e unte a forma. Esse é o primeiro passo do processo. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo. A não ser que a receita dê outra indicação, mantenha a temperatura em 180 °C. Forno alto ou baixo demais deixam o bolo murcho.




Use ingredientes na temperatura ambiente. Ovos, leite e manteiga não devem estar gelados. 



Adicione o fermento em pó só no final. Ele deve ser o último item incluso na massa. Guarde-o em local seco e fresco, fora da geladeira. A mudança de temperatura faz o fermento ficar alterado. 


 Cubra o bolo depois de tirá-lo do forno. Use um pano seco e coloque o bolo coberto sobre o fogão. Nunca coloque-o em bancadas frias, porque a mudança brusca de temperatura faz a massa murchar.


Evite abrir o forno nos primeiros 15 minutos. É recomendável cobrir o bolo com papel-alumínio se a superfície corar antes que a massa termine de assar. A parte brilhante deve estar voltada para o bolo. Deixe-o em forno brando até terminar de assar.


Não espete o palito no bolo! O melhor jeito de conferir se a massa assou por completo é usar o dedo indicador e fazer uma leve pressão na superfície. Se afundar e demorar a voltar, ainda precisa de mais alguns minutos. Senão, ele está pronto para retirar do forno. Usar o palito faz com que o ar da massa saia e atrapalhe o cozimento, podendo deixá-lo solado.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário