segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Segredos de cozinha só para você



E que tal fazer um leite de coco caseiro? Além de fácil, o sabor que ele imprime nos pratos é bem mais suave e gostoso que o industrializado. Para uma xícara de coco ralado fresco, junte uma xícara de água fervente no liquidificador e bata bem. Coe em um coador de pano (pode ser um pano de prato e esprema bem para retirar todo o líquido possível). Utilize imediatamente ou, mantenha na geladeira.
Para aumentar o tempo de vida das bananas e evitar aquelas mosquinhas inconvenientes, corte-as bem na raiz, deixando uma pontinha. Se você acha que elas passarão do ponto, descasque-as, pique e congele. Ela será uma ótima opção para se aproveitar em bolos e vitaminas.
Para se ter uma pipoca de microondas caseira é muito simples e não é necessário gastar muito. Em um bowl ou saquinho de papel coloque 1/2 xícara de milho para pipoca e um pouquinho de sal. Misture tudo e tampe com um prato. Leve ao microondas na potência máxima por aproximadamente 3:30min (o tempo pode variar de acordo com a potência do seu microondas). E pronto! A pipoca para o seu filminho está garantida por muito menos.
Ovo fresco garantido – para saber se ele está fresco ou não, basta mergulhá-lo em água fria e salgada. Se ele boiar, a chance de não estar fresco é grande!
Outra dica que pode salvar sua receita é abrir ovos em um recipiente separado antes de misturá-los com os demais ingredientes. Dessa forma, os riscos de jogar um ovo podre são menores.
Para evitar que os espetinhos de madeira queimem durante o churrasco, mergulhe-os na água durante 20 minutos antes de colocá-los na churrasqueira.
Para despelar o tomate sem grandes dramas basta espetá-lo na parte superior (onde tem aquele verdinho que todo mundo joga fora) com o garfo e levar ao fogo alto, sempre girando. O importante é que o tomate inteiro tenha contato com o fogo. Este processo durará cerca de 90 segundos, dependendo do fogão. Depois deste tempo, você perceberá que a casca do tomate irá estourar. A partir desta ruptura, com outro garfo ou faca, comece a retirar o restante da pele do tomate cuidadosamente, até que ele fique totalmente despelado.
Para ressuscitar a pizza do dia seguinte e deixá-la como se fosse fresca é muito simples! Coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo alto até ela esquentar bem. Depois, adicione o pedaço de pizza, abaixe o fogo e adicione cerca de 50ml de água. Atenção: não coloque a água na pizza, somente na frigideira, lembrando que a quantidade de água varia de acordo com o pedaço da pizza! Abaixe o fogo e tampe. Não se intimide com o barulho da água e do azeite na frigideira: vai parecer fritura mesmo, mas não é.
Alguns segundos depois, a cara da pizza já é outra. Espere a água evaporar totalmente e o pedaço está pronto para ser comido como você pediu ontem!

Quem nunca lavou os cogumelos antes de prepará-los e depois fez uma bagunça na panela? Sorte seria se eu tivesse escutado o conselho da jornalista especializada em gastronomia, Larissa Januário. Ela, que também escreve o blog Sem Medida, contou que eles são como esponjas. Por isso, absorvem tudo enquanto são lavados e, depois, ficam bem moles quando levados à panela. “Para preservar a textura, limpe-os com papel toalha ou com uma escovinha de cerdas macias”, explica.
A segunda dica da série especial Dicas práticas para a sua cozinha é para deixar seu nhoque bem leve. Larissa explica que a cocção na água deixa a massa um pouco pesada e com uma sensação aguada. O que invariavelmente te obriga acrescentar farinha. Para não sofrer mais e ter batatas mais sequinhas, basta colocá-las no microondas em cubos grandes dentro de saquinhos plásticos apropriados. Elas cozinharão na própria água e exigirão menos farinha.
Se não tem como escapar da água quente, cozinhe nela. Depois, é só colocar o purê já amassado em uma panela grande e em fogo médio. Assim, ele vai “secar” e ficar firme. Com isso feito, o próximo passo é preparar a massa do nhoque.
E que tal usar sal grosso para salgar sua comida? “Substitua o refinado pelo grosso. O segundo passa por menos processos químicos, portanto, é mais natural. O segredo é colocar um pouco no moinho e usar normalmente em qualquer preparo”, explica.
Graças à Larissa, também descobri que o azeite de oliva extra-virgem NÃO se transforma em gordura saturada quando é aquecido. Sabia disso? “A verdade é que esse tipo de óleo tem o tempo de fumaça alto, ou seja, ele se torna tóxico só em temperaturas mais altas. Em outras palavras, ele tem maior tolerância ao calor, se saturando somente acima de 210ºC”, conta. A única coisa que acontece quando aquecido é que o azeite perde suas propriedades de aroma, sabor e valores nutricionais. Por isso, você deve usá-lo em finalizações de pratos e receitas frias. Deixe a tarefa de cair no fogo para os azeites comuns.
E, para finalizar, o recado vai para os fãs do óleo de dendê: ele é um dos mais sensíveis ao fogo. Ou seja, satura muito rápido e se torna nocivo à saúde. “O ideal é usá-lo sempre ao final cozimento, pós-fogo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário