quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Lugares que esquecemos de limpar na hora da faxina



Em dias de faxina, o ideal é que nada passe despercebido e que cada cantinho receba a atenção do pano, da vassoura, do espanador ou aspirador. Do piso ao teto, o que toda dona de casa deseja é ver tudo bem limpo, cheiroso e brilhante, como se fosse novo.

Esse é o panorama dos sonhos, mas infelizmente, alguns detalhes sempre acabam passando batido na limpeza. Há objetos e lugares que acumulam sujeira, mas costumam ser esquecidos, como acontece com as esponjas, frestas de janelas e ventiladores. Quer saber quais são esse lugares e objetos sempre esquecidos na limpeza? Então vem com a gente!

Esponjas

Por conta da umidade e dos resíduos de comida, as esponjas absorvem sujidades e bactérias que podem ser bastante prejudiciais à saúde. É por isso que elas devem ser trocadas com frequência a cada duas semanas. Além disso, enquanto estiverem sendo utilizadas, elas devem ser desinfetadas. Para fazer isso, basta mergulhar a esponja em uma solução composta por 3/4 de xícara de água sanitária misturada em um litro de água.

Frestas

Sabe as frestas da janela? E aquele espaço livre entre a cama e o criado-mudo, o fogão e a pia? Esses cantinhos também clamam por atenção na hora da faxina e por mais que as frestas sejam pequenas, é necessário limpá-las com cuidados, pois elas podem acumular muita poeira.

Objetos guardados no alto

Especialmente na cozinha, os objetos guardados em lugares altos, dentro ou fora do armário, acabam sendo deixados de lado na faxina, justamente por causa da dificuldade de acessá-los. O problema é que esses itens guardados no alto tentem a ficar engordurados ou empoeirados, o que pode afetar a estética da casa e também a saúde dos moradores. Nesse caso, você sempre deve lembrar de limpar luminárias, armários e utensílios que ficam no alto.

Ventilador de teto

O ventilador de teto é um dos elementos que mais acumulam poeira em uma casa. O pior é que além de ser depósito de poeira, ele espalha a sujidade pela casa quando está em funcionamento. Para evitar que isso aconteça, limpe-o com frequência usando um pano úmido e produto multiúso.
Controle remoto, fones de ouvido e celular

Por estar sempre em contato com as mãos, o controle remoto é um dos objetos mais sujos e contaminados da casa. Celular, fones de ouvido e outros pequenos eletrônicos também acumulam muitos germes e bactérias. Para driblar esse problema, limpe-os com algodão umedecido em água ou desinfetante.

Vassoura

Vassoura serve para limpar a casa, mas não é por isso que ela não precisa ser limpa. A higienização das vassouras deve ser regular e para que elas fiquem bem limpas, retire os fios de cabelo grudados nela e mergulhe-as em água morna com sabão, deixando de molho por 10 minutos. Depois é só enxaguar!

Lavadora de louças e de roupas

Não esqueça a lavadora de louças e de roupas na sua faxina mensal ou quinzenal. Ainda que elas estejam em contato constante com água e sabão, essas máquinas também acumulam sujeiras, fiapos ou resíduos alimentares. Sendo assim, limpe-as regularmente e foque nas áreas onde as sujeiras costumam ficar depositadas, como a porta e a tampa.

Borracha da geladeira

Aposto que você limpa a geladeira, mas sua limpeza costuma se restringir às portas, gavetas, freezer e prateleiras, certo? Se a resposta for afirmativa, da próxima vez que você for limpar o eletrodoméstico, não esqueça de higienizar a borracha de vedação da sua geladeira.

Via Casa Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário