segunda-feira, 30 de março de 2015

Como tirar o mau cheiro da geladeira


Sabe quando você está em casa, dentro ou perto da cozinha e de repente sobe AQUELE mau cheiro? Você olha para a primeira pessoa mais próxima e logo condena. Não é assim? (Cachorros, idosos, gordos e bebês costumam ser os mais apontados nessas horas.)
Daí a pouco, “sobe o cheiro” de novo e você pensa: “po, tá podre?”.
A cena se repete até que você finalmente percebe que também está sendo olhado com o mesmo olhar de julgamento, inclusive pela própria pessoa que você está culpando (ou pelo cão, se ele for bastante inteligente).
Pare, pare! Pode ter sido a geladeira!!!
Às vezes a geladeira fede a… digamos assim: “gases“!
Ok, não podemos também sair pensando que a geladeira está sempre com a mão amarela, em 100% dos casos. Pode também ser o lixo que já devia ter sido retirado ou o cifão da pia que acumulou aquela comida que você deixou cair lá dentro, fingindo que não estava vendo.
Cada vez que se abre uma geladeira ou uma lixeira fedidas, o cheiro se espalha. Quando se vai para a pia lavar a louça e tem comida podre lá dentro do ralo, percebe-se logo que o cheiro inclusive não “sobe”, ele simplesmente está ali e não vai embora.
O que eu posso dizer com certeza é que você (ou quem mais for responsável pela casa) tem culpa de nãomanter a limpeza como deveria. Você está deixando as coisas apodrecerem debaixo do seu nariz (não consegui evitar o trocadilho, ele é sempre mais forte que eu).
Vamos falar da geladeira, que é onde você também pode estar contaminando os alimentos que ainda vai consumir.
Todo mundo sabe que todos os potes precisam ficar fechados na geladeira (néé??). Isso é muito importante não só para evitar que o cheiro da comida se espalhe mas também para evitar a contaminação por microrganismos e a oxidação, que farão com que o alimento estrague mais rápido.
Comidas expostas na geladeira espalham tão bem seu cheiro que elas nem precisam estar podres para começar a feder.
Experimente colocar um frango que sobrou do almoço aqui, um ovo cozido ali e uma cebola cortada ao meio acolá. Não tampe! Feche a geladeira por umas poucas horinhas e depois respire fundo para ver se o aroma não lhe é familiar.
Uma das práticas mais comuns para evitar que a geladeira fique fedendo, é colocar um pote com bicarbonato de sódio aberto para “eliminar odores”.
Veja bem, eliminar odores não é uma mágica. É a reação química entre o bicarbonato de sódio e uma “molécula fedida” que a tira de circulação – literalmente. Ela se transforma em sal e fica imobilizada para sempre.
Só que nem todo tipo de molécula reage com o bicarbonato, então ele “paraliza” apenas uma pequeniníssima parte das moléculas malcheirosas da sua geladeira.
Ainda que o bicarbonato de sódio fosse muito ninja e reagisse com todo tipo de molécula, a superfície de contato dele, dentro de um pote, é pequena demais para o volume de moléculas fedorentas que cabem dentro de uma geladeira. Muitas delas nunca cruzariam com ele pelo caminho. (Você não pensou que o bicarbonato de sódio teria capacidade de seduzir moléculas para dentro do potinho dele, né?)
Já sei que vai aparecer alguém aqui dizendo: “Ah, mas eu coloco bicarbonato de sódio na geladeira desde que tinha 3 anos de idade e sempre deu certo, nunca ficou com cheiro ruim.”.
Pensa bem, meu bem… Se você cuida da sua geladeira a ponto de colocar um potinho de bicarbonato para “eliminar odores”, é porque não deixa comida exposta e muito menos apodrecendo, não?
Aliás, ao primeiro sinal de que uma comida esteja estragando, retire-a da geladeira e jogue fora, para não contaminar todo o resto. Isso é imprescindível porque não há como evitar que os esporos dos fungos “voem” para todos os lados (lembra das aulas de biologia?).
O bacana é que eu trouxe aqui, na promoção, uma ótima dica para você colocar em prática:

Dica para tirar o cheiro ruim da geladeira

Existe uma substância capaz de “aprisionar” todo e qualquer tipo de molécula e não é um bicarbonato ninja. Estou falando do “carvão ativado“.
Se você já fez uma pesquisa para comprar um filtro/purificador de água, já deve ter ouvido falar nele.
O carvão ativado possui uma infinidade de poros microscópicos que podem reter muitas e muitas moléculas. Para você ter uma idéia, 1 g de carvão equivale a uma área de até 2.000 m²!!
Assim como o bicarbonato de sódio, o carvão ativado não vai atrair nada para lugar nenhum. Porém, graças à sua forte capacidade de adesão física (forças de Van der Waals, para quem quiser se aprofundar), uma vez que um gás entre em contato com ele, suas moléculas serão adsorvidas em algum lugar de sua vasta superfície interna. (Não escrevi errado, é “adsorção” mesmo o nome que se dá à fixação das moléculas de uma substância à superfície de outra).
Você pode encontrar carvão ativado em lojas de ferragens, armazéns, lojas de produtos para animais.
Use uma vasilha funda para colocar o carvão e deixe-o aberto na geladeira por uns dois ou três dias.
É importante lembrar que o mal precisa ser cortado da raiz! A geladeira precisa ser limpa toda semana (eu sei que essa frequência é difícil, mas pelo menos faça isso de modo que ela nunca fique suja) com uma solução de 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 2 litros de água morna. É só misturar e usar para limpar com uma esponja ou um pano macio (limpíssimos, obviamente). Não se esqueça de desligar a geladeira da tomada antes de começar.
Sim, o bicarbonato de sódio é perfeito para a limpeza da geladeira!
Não, não pode ser outro carvão que não seja o “carvão ativado”! (O de churrasco não chega aos pés dele.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário