segunda-feira, 23 de março de 2015

Descubra como comprar cenouras de boa qualidade



Nada é óbvio para os leitores aqui do Socorro na Cozinha, nem mesmo como escolher cenouras. Na verdade, nada é tão óbvio quanto a dúvida de quem nunca aprendeu.

Você acha que não, que sabe tudo sobre cenouras? Então tá.

Você sabia que as cenourinhas (cenouras baby) não são originalmente daquele tamaninho?

Pois é, elas são cortadas. Viu? Agora que eu disse, você pensou: “ó, não sabia”.




Então vamos ao que interessa!
Como escolher cenouras

Nem olhe para as que estiverem quebradas ou com rachaduras. Verifique também se não estãomachucadas, esburacadas. Você quer cenouras perfeitas, lisas e de cor laranja uniforme. Pequenas ruguinhas, como aquelas que aparecem na foto lá de cima, são normais. (Olha lá logo para ver do que estou falando.)

Se a cenoura estiver inteirinha e bonita, veja então se ela não está mole. Se você conseguir entortá-la para o lado com facilidade, deixe para lá. O que você quer levar para casa são cenouras tenras, durinhas!

Outra coisa importante, é que se a cenoura ainda estiver com a rama, que é a parte folhosa (normalmente está cortada), você também precisa observá-la. Veja se está firme, com as folhas frescas e nunca murchas, com cara de “mortinhas”. Quando chegar em casa, se não for utilizar as cenouras imediatamente, corte a parte folhosa (não corte parte da cenoura junto!) antes de armazenar na geladeira. É que ela retira os nutrientes e a umidade da raiz (isso parece óbvio?). A não ser que você vá comê-las também.

Falando nisso, para seu completo conhecimento, a cenoura é uma raiz tuberosa (como a batata-doce, a mandioca – também conhecida como “aipim” e “macaxeira” – e o inhame – também chamado de “cará”), por isso é muito nutritiva: ela é fonte de vitaminas, minerais, fibras e carotenóides, entre os quais se destaca obetacaroteno.

Seu nome científico é: Daucus carota L.. (Que foi? Pare de “bobiça” com a cenoura!). Não só ela é comestível, mas a parte folhosa onde o coelho da Páscoa segura também. Porém, isso é muito raro de se ver (não o coelho, mas alguém que coma as folhas. Eles podem ser vistos todos os anos.). Inclusive, houve uma pesquisa que concluiu que as ramas são mais nutritivas do que as raízes! Eu esqueço, mas estou querendo incluir as ramas na minha alimentação faz tempo.




Lave bem as cenouras para tirar a sujeira da casca e preste atenção: nós raspamos a casca da cenoura com uma faca, em vez de cortá-la, como fazemos com quase tudo.

Basta segurá-la com uma mão, na sua direção e de frente para você (não importa qual ponta vai estar virada para a sua barriga, veja como se sente mais confortável para segurar e com maior firmeza) e deslizar a faca sobre ela, de uma ponta a outra, no sentido do seu corpo. Claro que a faca precisa estar transversal perpendicular à cenoura, senão você vai fazer um corte em vez de raspá-la (se você faltou as aulas de matemática: ela tem que estar formando uma cruz com a cenoura e com as lâminas viradas para baixo, porque são elas que vão tocar a casca. Tá óbvio?).

Se você não entendeu nada da minha explicação ou se está com medo de se cortar, procure uma maneira de passar as lâminas sobre a casca de um lado para o outro e faça do seu jeito. O importante é se proteger da faca mesmo e, se puder, não tirar além da pele fininha da cenoura, porque é na superfície que estão seusnutrientes. Isso é bem simples, você vai ver! Bem mais fácil do que descascar normalmente.

Depois de raspar a casca, corte as pontas (só as pontinhas, não precisa mais do que isso) e pique como quiser. As formas mais comuns são: em rodelas, ralada e em cubos. Para picar em cubos, corte-a em 4 partes, verticalmente. Você vai ter então 4 tiras compridas de cenoura para cortar horizontalmente, como faria se fosse fazer as rodelas. (Se você não souber ralar e cortar em rodelas, me pergunta nos comentários? É que eu realmente acho que você já deve saber…)

Armazene as cenouras na geladeira por uma ou duas semanas. Quando for usar, verifique se ainda está naquelas mesmas boas condições do dia em que a escolheu.

Não cozinhe as cenouras até ficarem muito macias. Elas precisam estar macias mas crocantes, assim continuarão nutritivas e saborosas. Experimentando, você vai entender a diferença entre o “macio e crocante” e o “muito macio”, que é murcho.

Ainda sobre as cenourinhas baby, elas são super fáceis de carregar para o lanche e muito bem recebidas pelas crianças, porque são quase um “snack” (saudável). Porém, ficam secas mais rápido do que a cenoura inteira, porque são menores e já estão descascadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário