quinta-feira, 5 de março de 2015

Dicas para congelar alimentos corretamente



O que é melhor: consumir vegetais frescos ou congelados? Errou feio quem apostou nos verdinhos que encontra na feira.
“Congelar é sinônimo de preservar” diz o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Abran. Resfriados a menos 18°C, os micro-organismos param de se desenvolver e não estragam o alimento. O congelamento, na verdade, mantém o alimento mais próximo do seu estado natural. Os vegetais ficam mais pobres em nutrientes a partir do momento em que são colhidos, pois sofrem a influencia de vários fatores (como clima, transporte, armazenamento e distribuição). “O congelamento freia esse processo, porque faz diminuir a velocidade de muitas reações enzimáticas que oxidam o alimento, alterando a cor, o sabor, a textura e os nutrientes”, diz José Alves Lara Neto. Quanto mais rápido o processo de congelamento, mais bem preservados ficarão os nutrientes.
Como congelar?

Antes de congelar os alimentos, organize-os de acordo com a previsão de consumo e distribua-os em vasilhas de plástico transparente ou sacos próprios para esse fim.

Congele porções que serão usadas de uma só vez. Depois de descongelados, não poderão voltar ao freezer.

Não deixe espaço entre o alimento e a tampa do recipiente em que o alimento será congelado. Isso dificulta a entrada de ar, que leva à oxidação e prejudica o alimento

Só congele alimentos frescos e limpos
Congelando Vegetais

Lave bem os vegetais

Escalde-os, mergulhando pequenas porções de cada vez com o auxilio de uma peneira. Deixe-os na água fervente por uns dois minutos, dependendo da consistência do legume

Se preferir, use uma panela para cozinhar no vapor. Nesse caso, ferva a água e acrescente os vegetais em pequenas porções, abafando com a tampa.

Resfrie rapidamente, passando-os em água fria e, em seguida, mergulhando-os em água gelada. Pronto: eles já podem ser congelados.

É, vamos combinar, não é nada fácil e nem rápido fazer isso, no entanto, fica a dica para as donas de casa mais organizadas que eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário