quinta-feira, 30 de abril de 2015

Como detectar vazamentos em casa



Vazamentos residenciais são sempre sinônimos de dor de cabeça. Até mesmo um pequeno cano furado ou as gotinhas de água pingando na torneira são capazes de causar grandes estragos e desperdícios.

Quando o vazamento toma proporções maiores, eles podem provocar comprometimentos estéticos e estruturais nas paredes e é justamente por isso que você sempre deve ficar de olho para descobrir se há vazamentos na sua casa. Quanto antes for identificado esse problema, mais rápida e barata será a solução.

Quer saber como detectar os vazamentos no seu imóvel? Então confira as nossas dicas!

Cheque as torneiras

Ligue o sinal de alerta se as torneiras da cozinha, banheiro ou área de serviço ficam pingando sem parar mesmo quando estão fechadas. Nesse caso, o problema pode ser resolvido de forma simples. Basta comprar um novo vedante para parar com o vazamento. Vale destacar que o gotejamento de uma torneira durante um mês, pode gerar um desperdício de 46 litros diários, o que em um mês chega a 1.380 litros. Imagine o impacto disso na sua conta de água!

Confira o relógio de água

Para conferir se existe vazamento na casa, feche todas as torneiras, não utilize o vaso sanitário e desligue quaisquer aparelhos que usem água. Feito isso, anote o número que consta no hidrômetro e verifique a posição do ponteiro maior. Depois disso, espere uma hora e veja se o número ou posição do ponteiro mudaram. Se isso realmente ocorrer, é sinal de quem tem vazamento.
Faça o teste do vaso sanitário

Outra boa forma de descobrir se há vazamento na sua casa é fazer o teste do vaso sanitário. O processo é bem rápido! É só jogar borra de café usada no vaso. Se tiver vazamento, a borra vai se mover e boiar. Se não tiver nada vazando, a borra vai se instalar no fundo. Se isso acontecer, isso significa que o vazamento está localizado na caixa de descarga ou na própria válvula.

Confirme se está tudo certo com os reservatórios subterrâneos

Para saber se está tudo certinho com os reservatórios subterrâneos de edifícios, feche a torneira da boia do reservatório e do registro de saída. Cumprida essa etapa, marque o nível d’água do reservatório e confirme se ele diminuiu depois de 1 hora. Se tiver baixado, com certeza existem vazamentos nas tubulações ou paredes do reservatório.
Não se esqueça dos canos

Para checar se a tubulação alimentada diretamente pela rede está vazando, feche o registro da parede. Em seguida, abra a torneira do tanque e espere a água descer. Ponha um copo com água na boca da torneira e observe. Se a água for sugada, não restam dúvidas de que o cano abastecido pela rede está com vazamento.

Já para detectar se os canos alimentados pela caixa d´água estão vazando, desligue os aparelhos que utilizam água, feche a torneira da boia e não use o vaso sanitário. Depois disso, marque o nível e veja se o nível da água reduziu. Se a resposta for afirmativa, chame um encanador urgentemente.

Via Casa Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário