quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas para escolher o buquê de noiva


O buquê de noiva é um detalhe delicado no figurino do casamento. Depois do vestido, é ele quem mais chama a atenção quando a noiva faz o caminho para o altar e deve estar de acordo com todos os outros elementos, como sapatos e joias.
No trajeto até a igreja ou o restaurante, nunca coloque as flores no colo, pois podem manchar o vestido. Lembre-se também que suas amigas solteiras já estarão esperando o momento de pegar o buquê. Por isso, se quiser guardar o seu, faça uma versão menor para se divertir na festa.




Tipos de buque de noiva:
– Redondo: é um dos mais escolhidos, pois pode ser usado em qualquer horário do dia pelas noivas altas ou mais baixas;
– Cascata: sofisticado e elegante, é ideal para casamentos noturnos. Tem o formado alongado, como o de um cacho de uva mais comprido, e deve ser evitado pelas noivas baixinhas;
– Braçada: é para ser levado no braço e combina bem com os vestidos mais simples, sem muito brilho. Pode ser usado por noivas altas e baixas, em qualquer horário do dia;
– Flor única: ideal para as noivas cheias de estilo, por ser uma escolha ousada. Prefira flores grandes e com caule longo;
– Buquê de broche: em vez de ser feito de flores, é composto por joias e pedrarias. Combina com cerimônias sofisticadas e pode ser guardado como lembrança por muito tempo.

Dicas para escolher o buque de noiva
Para acertar na escolha do buquê, é preciso ficar atenta a alguns detalhes simples. Nunca use as mesmas flores da decoração para não parecer que o acessório foi feito com as sobras. Evite também aquelas com cheiro muito forte, como os lírios.
Para cerimônias mais formais, flores em tons pastel combinam melhor. Já as noivas modernas podem optar pelos tons mais fortes sem medo de ousar.
O vestido de noiva também influencia muito na escolha. Um modelo com corte clássico, cauda e véu largo pede um buquê em cascata. O excesso de bordados exige um acessório mais simples. Porém, se o vestido for minimalista, aposte em um buquê elaborado, repleto de cores.
O tradicional vestido branco vai bem com flores coloridas, enquanto modelos perolados combinam melhor com flores brancas. Se o sapato ou algum detalhe do vestido for colorido, escolha um buquê neutro para um look harmonioso.

Como escolher as flores
Com as características do vestido e da cerimônia em mente, é hora de escolher como será o buque de noiva. As flores da época costumam serem sempre mais baratas, fáceis de encomendar e duram mais no grande dia.
– Primavera: copo-de-leite, gérbera, violeta, narciso, petúnia, bromélia, lírios, boca de leão, frésia e crisântemo;
– Verão: rosas (as nacionais são mais em conta e igualmente bonitas), flor-de-lis, amarílis, bromélia, bico-de-papagaio e gérbera;
– Outono: orquídea, hortência, flor de maio, azaléia, rabo-de-gato, gérbera e margaridinha;
– Inverno: tulipas, angélicas, orquídeas, begônia e goivo.

Independente da estação, não é recomendado escolher girassóis, pois o cabo solta um tipo de seiva que pode manchar o vestido. 
Se você acredita na simbologia das flores, escolha o buque de noiva de acordo com o significado de cada uma:
Orquídeas: sentimento de beleza e perfeição
Lírio: pureza
Rosas vermelhas: amor
Violetas: modéstia
Cravos: inocência e lealdade
Tulipas: prosperidade e independência
Hera: fidelidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário