sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Como organizar uma festa de Natal barata e inesquecível?

Curtir bons momentos com a família reunida, participar de uma bela ceia e trocar presentes de Natal é realmente maravilhoso. O problema é conferir o extrato da conta bancária quando a festa passa! Todo ano, quando nos deparamos com os shoppings lotados e as ruas do centro da cidade parecendo verdadeiros formigueiros de gente, prometemos a nós mesmas antecipar a compra dos presentes no ano seguinte. Resultado? A promessa nunca se cumpre!
Mesmo se você estiver contando com a entrada do 13° salário, lembre-se de separar parte deste dinheiro para as contas de janeiro (IPVA, IPTU, material escolar, etc). Se estiver planejando viajar no réveillon ou mesmo curtir alguns dias do verão em outra cidade, é mais um motivo para controlar-se no Natal. O ideal é que você consiga manter seus gastos em uma faixa de 10 a 15% da sua renda, assim o seu orçamento não fica comprometido com as despesas extras.
O embalo das promoções, o apelo da data, todas as pessoas que você acaba incluindo na lista de intenções para presente, tudo isso colabora para que sua conta fique muito maior do que o esperado. Para te ajudar a não passar por isso neste ano, vamos a algumas dicas para um Natal mais econômico.
CEIA NATALINA
Mesa farta e brilho nos olhos de todos os convidados, não tem quem não goste de uma boa ceia. O grande problema é o desperdício que acaba acontecendo na maioria das casas. Pensar que isso realmente acontece é bem contraditório. Afinal, se nesta época do ano as pessoas buscam o espírito natalino e tentam exercitar a caridade com mais intensidade, qual o sentido de jogar comida fora? Além disso, pense bem: jogar comida no lixo é jogar dinheiro no lixo!
Para evitar os excessos, que tal avaliar o cardápio com mais critério este ano? A gente acaba fazendo listas de pratos que poderiam alimentar um batalhão, sem a menor necessidade! Além disso, cortando os excessos da ceia você ainda pode manter aqueles planos do “projeto verão”, sem os quilinhos a mais na hora de ir para a praia.
Se possível, reúna-se com os convidados para que vocês definam um cardápio que agrade a todos. Em seguida, vocês podem combinar de cada um preparar um prato ou definir uma quantia para cada um pagar antecipadamente, para que uma pessoa fique responsável pela compra dos ingredientes e preparo.
Esqueça essa história de comprar presentes para todos os familiares e amigos mais próximos. Que tal aproveitar essa reunião sobre o cardápio da ceia para propor um amigo oculto? Assim todo mundo leva um presente para casa e ninguém sai com os bolsos prejudicados.
Ainda assim, você certamente vai sofrer uma pressão do filho para comprar algum brinquedo (e eles sempre ficam de olho nos lançamentos, que são ainda mais caros!). Se sua situação financeira não estiver nas melhores fases, converse com ele e explique que naquela data será preciso escolher um presente um pouco mais simples.
Ele pode até achar ruim, reclamar, ficar de cara feia, mas isso tudo passa. Quer um “remédio” para tirar dele a expressão de cara fechada? Leve-o com você para participar de alguma boa ação, o que não falta é opção. Uma dica boa é passar em uma agência dos Correios para buscar uma cartinha ao Papai Noel. Ao ver de perto que existem outras crianças em situações de carência social, que ficariam super satisfeitas com pequenos agrados, seu filho verá que não precisa ter o brinquedo mais moderno e mais caro para ficar feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário