segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dica da Vilma: cardápio prático para a ceia de Natal


Com o Natal cada vez mais próximo, não tem como deixar de cair no tradicional. Toda ceia de Natal tem que ter, peru, chester, tender, cerejas, uvas, frutas cristalizadas, castanhas, rabanada e panetone. Porém, tem como deixar sua ceia mais sofisticada, com as mesmas comidas típicas.
Primeiro, para receber os convidados neste Natal, a dica é montar uma mesa de queijos e frutas secas, que serviria como um “aperitivo” antes da ceia, já que esta será servida mais tarde.

Para a mesa do aperitivo de queijos e frutas secas:
Queijos – Brie/ Gorgonzola/ Roqueford/ Duch (Holandes) – A dica é deixar os queijos inteiros e cada uma pega o seu pedaço. No caso do queijo brie, faço diferente. Pegue o queijo brie, leve o micro-ondas por aproximadamente 30 segundos, ou até que ele fique levemente aquecido, sem derreter. Em seguida coloque geléia de damasco em cima e sirva, junto com as frutas secas e os outros queijos. Acompanhamento de torradas finas e crocantes.
Mix de castanhas – Castanha do pará, castanha de caju, amendoim, avelã, nozes, e uma que eu mais gosto e só encontro nesta época do ano a castanha portuguesa. Para fazer a castanha portuguesa é simples, coloque a castanha na panela de pressão e cubra com agua, deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos, ou até que amoleça. Retire a castanha portuguesa, seque a agua, espere esfriar e sirva.

Para servir na ceia de natal:
Na mesa da ceia de natal, não pode faltar um delicioso peru, tender, chester, farofa de banana ou de maça com canela, arroz com castanhas ou um risoto.
Salada com váriados tipos de folhas, bem leve para o nosso calor.
Peru de natal – Hoje podemos encomendar o Peru para a ceia de natal, e ele vem assado e prontinho para ser servido, ou então temos a opção de comprar ja temperado e assa-lo no dia. Fica a critério de cada um.
Chester – é o que eu mais gosto de comer quando chega essa época do natal, tem um sabor mais leve e é simplesmente delicoso.
Tender – é uma das carnes preferidas do natal, é pouco defumada, parecida com um presunto.
Por fim, a sobremesa, que podem ser servidos diversos tipos de Panetones, docinhos e, claro, um bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário