segunda-feira, 4 de julho de 2016

Conheça todas as propriedades do pepino


Muito saudável, o pepino, o vegetal que limpa, hidrata e cura o organismo. Oferece pelo menos 15 benefícios diretos para a saúde. Contém baixo teor, tanto de calorias, quanto de gordura. Por outro lado, possui uma grande quantidade de vitaminas e de minerais.

Que pepino!
Em vez de beber 1 copo de água, coma 1 pepino, que tem 96% do seu total em água, que é muito mais nutritiva que a regular. Além de garantir a hidratação, estará mandando as toxinas embora, e mantendo a temperatura do corpo sob controle.
Esta quantidade de água aliada as vitaminas A, C e B, e a minerais, como a sílica, o potássio e o magnésio, faz com que seja essencial para deixar a pele bem cuidada. É por estes nutrientes que as máscaras de pepino são famosas, e realmente, “apertam” a pele. Comer pepino gera outro benefício para a aparência: graças aos ácidos ascórbico e caféico reduz a taxa de retenção de água sob os olhos, eliminando o inchaço nesta área. Também estimula o crescimento do cabelo.
Este primo das abóboras e dos melões é tido pelos cientistas como grande redutor do risco de câncer. Possui as substâncias secoisolariciresinol, lariciresinol e pinoresinol, que impedem a formação de tumores na mama, no útero, no ovário e na próstata.
Quando em forma de suco, é eficaz para regular a pressão arterial. Tanto quando baixa, quanto alta, é normalizada pela grande quantidade de fibras, potássio e magnésio presentes neste suco. É também pela grande quantidade de fibras que os pepinos são excelentes para preservar a saúde das gengivas, especialmente em casos de piorreia. Para esta condição em específico, basta esfregar o suco puro no local afetado.
Quem sofre com acidez, gastrite ou úlceras, pode encontrar a cura neste vegetal. O pepino faz uma verdadeira limpeza no estômago, e assim, também auxilia no processo digestivo. Basta beber o suco, em jejum, todos os dias, até quando necessário. Até mesmo a prisão de ventre crônica entra na lista de condições que podem ser curadas. O suco também é altamente recomendado para fortalecer o tecido conjuntivo nas articulações, auxiliando no combate a artrose. Pode ser usado, ainda, como diurético, para dissolver pedras nos rins e na bexiga, e para acelerar a perda de peso.
Para eliminar vermes e tratar inflamações no nariz e nas mucosas, pode-se usar as sementes com grandes resultados. Encha uma xícara de chá com sementes esmagadas, misture com 2 colheres de sopa de água, e faça a ingestão todos os dias, em jejum, por cerca de 1 semana. Essa mistura, curiosamente, também é indicada para fortalecer as unhas.
Outra característica descoberta pelos cientistas, é que a ingestão regular de pepino leva um tipo de hormona para as células do pâncreas, deixando este órgão apto a regular a produção de insulina. Assim, pode ser usado com eficácia para reduzir a diabetes.
Qual o melhor pepino? Aquele que está fresco, firme, e que possui uma coloração verde muito escura. Quando for fazer o suco, não precisa retirar a casca. O único detalhe é que deverá beber o mais rápido possível, não permitindo que os nutrientes fiquem muito tempo em contato com o oxigênio, fazendo com que sejam deteriorados.


Via Bolsa de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário